17 de jun. de 2011

Desinteresse, Birra, Falta de Apetite ou Fobia Alimentar?


Nossa maior aflição com a Brunna tem sido a alimentação. Quando tinha 6 meses começou a comer frutinhas, depois vieram os suquinhos e por fim, as papinhas salgadas. O mamazinho sempre foi sua refeição favorita. Se alimentava relativamente bem até aparecer a primeira otite, com quase 1 aninho. Desde então começaram as brigas, as birras e a insistência para que comesse. Passou algumas vezes por fases em que aparentemente estava voltando a se alimentar bem. E novamente a fase das brigas, birras e insistência. Já tomou biotônico fontoura, vitaminas, medicamentos para abrir o apetite. Já insistimos incansavelmente e tb já largamos de mão. Já usamos diversas técnicas, incentivamos a independência nessa hora, fizemos aviãozinho, cantamos, contamos histórias, colocamos dvd, comemos junto com ela, oferecemos em vários tipos de pratos e talheres, fizemos teatro, preparamos a comida com uma aparência divertida, deixamos ela 8h sem comer. Tudo em vão. Brigar não resolveu, ignorar não adiantou, brincar não chamou sua atenção. E chegamos a conclusão, depois de 1 ano nesse dilema, de que ela não  come por pura birra. Gente, ela enxerga o prato e já começa a gritar e fugir. Pedimos que prove pelo menos e ela simplesmente se debate. Quando conseguimos que prove ela fica furiosa e nem fecha a boca, deixando cair toda a comida. Ela adorava massinha e purê de batata e nem isso aceita mais. As únicas coisas que ainda come são carnes (de todos os tipos) e frituras (bolinhos, pastéis, batata-frita, aipim frito, etc.). Não sabemos mais o que fazer para que ela se alimente como uma criança normal. Na escolinha ela é a única que faz isso e não é falta de convívio com os demais, pois desde os 6 meses frequenta a escola e foi tão trabalhada qto seus colegas. Em casa sempre foi incentivada a comer de tudo. Antes adorava as papinhas da nestlé e qdo não queria comer, algumas vezes, substituíamos por uma papinha. Agora nem isso ela quer! Essa situação está acabando com a gente... muitas vezes temos vontade de chorar. Lemos livros, visitamos sites e blogs. Ouvimos mil conselhos, conversamos com a pediatra. E tudo o que tentamos o resultado é nulo. É uma situação que desgasta muito e nos atormenta demais. A Brunna pega qualquer dodói, pois não come e sua imunidade fica fragilizada e a gente sofre triplamente aqui em casa. Ela está com anemia e toma sulfato ferroso até hoje! Nos preocupamos demais com a saúde da nossa princesa, e por isso, se alguém tiver mais idéias, sugestões ou até mesmo algum caso parecido para relatar, ficaremos agradecidas.
Beijokas de duas mamães aflitas.
Kaká & Mi

31 comentários:

Tatiane disse...

Olá...

É a primeira vez que eu posto apesar de acompanhar o blog sempre que posso.

Eu tenho uma filha de 1 ano e 8 meses e ela está assim tbm igual a Brunna.
Antes ela se alimentava bem, comia de tudo, agora estou com a maior dificuldade, se depender dela ela só fica na mamadeira o dia todo.
Ela vai para a escolinha de tarde e nem lá ela se alimenta, come super pouco o lanche que eu mando e muitas vezes volta quase tudo.
Eu passei no pediatra que receitou uma vitamina para abrir o apetite mas não senti muita diferença.
Fico preocupada, angustiada, até pq a minha bebê é bem magrinha mas tbm não sei mais o que posso fazer, dizem que é uma fase e que passa e por enquanto vou tentando e acho que só me resta é esperar o apetite dela voltar.
Boa sorte para nós...
Beijos...

Patty Bion disse...

Ká esse é um assunto que não posso opinar ou ajudar, vc sabe q sempre tenho uma opinião sobre as coisas de crianças ou algum fato para contar sobre tal.... Mas esse assunto não, na minha casa eu e meus irmãos sempre comemos bem apesar de crises sempre comemos bem.... a Gica e o Kauã vc sabe, são dois tourinhos comem super bem desde sempre e quando n comem por algum motivo eu desencano desde o pricipio e eles voltam a comer .

Agora eu acho que tem crianças que por algum motivo pegam traumas com alimentaçao e acho q pode ser o caso da Brunna, falei isso p uma amiga e ela levou o baby dela no psicologo e ajudou muito.... Será q n seria o caso ??
Será q akele refluxo q tinha aquando bb n deixou nenhum tipo de sequela ??? Mesmo q seja uma sequela psicologica de sempre q entra sai...

Acho q ela pode estar com raiva do momento de comer pq vc relatou dos gritos e do corre corre so de ver o prato.... As vezes uma psicoloa pode conversar com ela de uma forma ludica p q ela entenda q comer é legal, e q faz bem .... Bom depois de tudo q vc relatou é o q eu tentaria =)

bjks

Brunna disse...

Tatty-> Seja bem-vinda ao blog!
Acho que estamos então no mesmo barco, né? Ai como isso é ruim... angustiante. A Brunna tb ama mamá e por ela só mamava, igual sua pequena. =/
BOA SORTE! E que logo elas voltem a comer.
Beijos, Kaká.

Brunna disse...

Patty-> Amiga, muito obrigada por me escrever, mesmo ñ sendo o caso dos seus bebês e nem tendo relatos sobre o assunto. O apoio dos amigos é o melhor!
Sabes que eu já havia pensado e comentado isso com a Mi? Minha mãe acha ela muito pequena ainda, mas sempre ficava martelando isso na minha cabeça de levá-la a uma terapia, pois li sobre fobia alimentar tb.
Obrigadão, amiga. Vamos amadurecer a idéia. Bjs, Kaká.

Gy e Su disse...

Meninas!

Tenho uma idéia que pode ajudar, pelo menos comigo ajudou muito!!

Peguem algo que ela goste MUITO, muito mesmo (tipo um passeio ou um brinquedo novo). Comprem adesivos (deixem que ela os escolha). Coloquem na parede um quadro (para que ela possa colocar os adesivos).

Conversem com ela explicando que cada vez que ela comer direitinho, ela ganhará um adesivo e irá colocar no quadro. A cada 10 adesivos que ela conseguir, ela ganha o que quer (no caso de um brinquedo, não comprem nada para ela enquanto ela não conseguir ter os adesivos) (tentem, no período de readaptação, não sair tanto com ela, não leva-la para jantar fora, nem comprar nada gostoso que não seja a comida que ela tem que comer)

No começo, vcs terão um certo gasto.. afinal 10 selos são 5 dias... Mas entre 1 e 2 meses depois, ela já estará adaptada a comer novamente. Aí vcs mudam a tática: vcs escolhem algo, tipo, 'essa semana iremos a tal lugar', ou, 'essa semana iremos ao MC', algo d tipo.

Depois é só ir aumentando os adesivos, de 10 para 15, depois 20, depois 30. O ideal é parar no 30 e depois ir fazendo de mês em mês (a cada 30 dias ela tem que ter pelo menos 20 adesivos para ser recompensada)até que ela esteja totalmente habituada.

Isso realmente funciona!!

Me contem depois!!

Beijos!!

Tatiane disse...

Oi

Com certeza é só uma fase, logo mais as nossas meninas vão devorar um pratão de comida e pedir bis.

Adoro o blog, é lindo...

Um abraço :)

A Vida disse...

Oi Ká e Mi,
Acho que toda criança meio que passa por essa fase, o Max nunca foi de deixar de comer. Ele apenas come pouco. Minha mãe sempre me diz, ele está magrinho, ele está branquinho, ai chego para o pediatra dele e conto, e ele me diz assim, ele está dentro do peso dele, e ele é branquinho pq vc e o seu marido são brancos... (rsss) nada mais natural não é?
Max não gosta de verdinhos, não gosta de batata cozida e alguns outros alimentos, mas ai coloco na sopa, e dou um jeito dele comer.
Em compensação ama banana, beterraba, cenoura e arroz e feijão. Pra ele se tiver isso de comida tá mais do que bom.. (graças a Deus) rsss..
Acredito que seja apenas uma fase amiga, mas o pediatra sempre falou não force, deixe ele sentir fome e pedir algo caso ele não queira comer na hora certa. Agora pense no refluxo tb como a Patty falou. Há algum tempo o otorrino achou que ele pudesse estar com refluxo mas graças a Deus não era. Se precisar de algo pode contar comigo.. beijokas
Ka e Max Antonio

Brunna disse...

Oi Gy, Oi Su!
Obrigadão pela dica. Masssss será que dá pra fazer isso com uma bebê na idade dela? Nos parece que ela ñ entende bem negociações ainda, sabe? Ela ñ relaciona por exemplo que só vai ganhar tal coisa se fizer outra que queremos. Eu acredito que deva funcionar essa técnica sim, mas com crianças maiores, com um pouco mais de entendimento. Te digo isso pq tentamos outras formas (do mesmo estilo) e ñ atingimos o objetivo justamente por ela ainda ñ ter maturidade suficiente. E no final das contas causava mais estress, pois ela não entendia e fazia ainda mais birra por não conseguir na hora aquilo que queria.
Podemos tentar, né? Vamos ver direitinho e depois volto pra te contar. :)
Beijão!
Kaká

Brunna disse...

Oi amiga Karin!
Obrigada por sua opinião aqui no blog. :)
Eu espero de coração q seja fase.
Numa época em q a Brunna começou a comer pouco, eu me preocupava assim como vc, mas ñ tanto qto agora, q é desesperador o 'não comer nada de comida'. Falava pra pediatra tb q ela comia tão pouquinho... e ela dizia o mesmo q o pedi do Max. Cada criança come de um jeito, alguns bem e outros pouco. Que tinhamos q respeitar isso. E ela sempre foi respeitada. Mas ao menos comia 'um pouco', de 4 a 8 colheradas. Agora está em greve de fome. :(
O refluxo ela ñ apresentou mais sintomas desde os 6 meses, qdo parou com a medicação. De qualquer maneira, vou conversar com a Dra. Marisa para ver o q ela pensa sobre isso estar ou não relacionado com a alimentação atual da Brunna.
Obrigada, amiga. Beijokas, KAKÁ.

Gy e Su disse...

Fiz isso com a Giovanna qdo tinha 1 ano e 11 meses e funcionou com ela funcionou!! Em 2 meses ela estava voltando a comer direitinho!

Usamos a linguagem dela para explicar. Levavamos ela até o uadro para colocar os adesivos, contamos os mesmos pertinho dela, a deixavamos animada qdo estava quase completando os 10 adesivos. Deixamos ela participar de tudo, desde a escolha dos adesivos, lugar onde ficaria o quadro, e ela mesma é quem os colava!!

Psicologo é uma boa opção, mas não tenho certeza de que nesse momento, nessa idade será muito proveitoso para ela, mas não custa tentar tbém!

Beijo!!

Brunna disse...

Oi!
Giovanna é sua filha? Não sabia que vcs tinham filha, rs.
Olha, parabéns viu? A Giovanna tinha bastante maturidade para entender negociações então.
Nós tb conversamos muito e explicamos tudo para a pequena, mas realmente nem tudo ela compreende ainda. E sempre achamos complicado fazer negociações com a Brunna aqui em casa.
Obrigada novamente, bjs!!!

Isis disse...

Ká, nunca passei por isso tb, aliás, aki em, casa é o contrário.. eles comem demais, as vezes tenho até medo.. Mas acho que, como a Patty, tb procuraria a ajuda de terapeuta ou psicólogo, depois de tantas tentativas frustradas.. Tb acho que pode ser um trauma devido ao tratamento de refluxo..
bjks.. se precisar, é só chamar..

Patty Bion disse...

Ká ja vi cada coisa que hj em dia não acho mais ninguem novo p nada...rsrs O Kauã passou na psicologa com menos de 2 anos por conta e morder ela fez cartazes brincadeiras e tal explicando outras funções da boca q não era morder...rs Não que o q ela fez tenha resolvido, mas ajudou um pouco na epoca, o q resolveu mesmo vou o amadurecimento dele e o fato de ter começado a falar algumas coisas...

Agora esse negocio da troca q a amiga aki em cima falou, é legal e funciona sim com algumas crianças, vi duas amigas fazendo exatamente com adesivos na hora do xixi e deu certo eu dei balas, e ele sempre fazia xixi no vaso p ganhar balas, ai comecei a dar as balas apenas quando fazia o coco e assim fui indo ate parar com as balas ... Mas os adesivos ele nem ligou mesmo eu falando q podia colocar em qqr lugar da casa mesmo nas paredes...rsrs

Ká em algumas ocasiões é legal tentar de tudo mesmo...rsrs

Brunna disse...

Obrigada Ísis!
Acho q tanto de menos qto de mais preocupa igual, né? É complicado.
Encontrar o equilíbrio ñ é nada mole, ainda mais para crianças pequenas.
Beijos pra vc e seus príncipes.
Kaká

Brunna disse...

Pois é Patty! Temos q correr atrás de tudo para encontrar o q dá certo. Cada criança reage de uma forma e algumas tem + maturidade q outras mesmo.
Eu nem tenho a expectativa q uma psicóloga "cure" minha bebê desse mal (não comer faz mal, rs), mas tb acho q pode ajudar um pouco ou dar uma 'luz', rs. Vou ver!
Ai amiga isso de 'negociar' com a Brunna não rola muito... acho q ela precisa amadurecer um pouco mais. Sabe q no caso do xixi é + fácil até, pq o primeiro passo é vc recompensar o xixi feito no vaso, e a criança vai entender q ganhou recompensa pq fez o xixi. No caso de 'comer' não teria como fazê-la entender que se come comida ganha bala, por exemplo, pois ela jamais comeria uma primeira vez pra eu poder recompensá-la, entende? E ela só entende na prática, a teoria ainda é vago d+ pra ela. Não sei como fazer para q ela entenda isso... acho q tô bem perdida.
Beijos.

Anônimo disse...

Nossa ká, eu nao tenho ideia do que é isso, pq o Arthur nunca rejeitou comida, pq qnd ele diz q nao quer, ja faço cara feia e ele come..
Espero que tudo se resolva por ai, eu sei o qnto é triste ver nossos filhos dodois e ainda mais qnd sabemos o motivo ne?
Mas aqui, leva ela numa psicologa, quem sabe ela dar umas dicas legais??
bjossss

Aline Paliga disse...

Ai amiga...tão complicado...adorei ler todos os posts, pq eu nao tenho mais o q te falar...acho q na nossas conversas eu já te comentei tudo ...mas achei a ideia da psicóloga bem legal, eu levaria, acho q eles podem te ajudar nisso...me parece pelo teu relato mais um panico mesmo...é um momento tenso pra todas vcs, pq é complicado...quem sabe outra pessoa tentando dar tb...não vcs duas perto...pq elas a tensão passa pra ela...já tentou tua mãe? ou a dinda ou dindo q ela mais ama? Esse negócio de recompensa acho q mais velha, funciona horrores, mas agora, acho q nao rola...apesar q eu falo muito pra be, qdo ela pede sobremesa, eu digo, só depois de papar, papa mais uma vez, mais uma colherada, e ela entende! Ela come e diz, deu....tipo, agora me traz....ai, queria tanto morar aí pra trazer a bru aqui pra gente tentar de tudo juntas...te desejo boa sorte amiga!

Karla Misiak disse...

Oi amiga, acho que isso é mal de Bruna, a minha filhota também é assim, desde os 3 anos decidiu ser vegetariana, logo depois decidiu que nao iria mais comer feijão, e é assim até hoje ... 4 anos anos sem comer carne/feijão .... eu me sinto muito frustada com isso e muito triste ... mas ja tentei de tudo menos psicologa ... amiga, espero q vcs tenham + sorte do que a gente auqi em casa.
obs.: se alguma coisa adiantar, me fala, tb preciso de ideias
:D

beijokas

Anne Martins disse...

Eu passei por isso com a minha afilhada Emily, eu cuidei dela até 1 ano de idade e até os 2 anos ainda ficava com ela varios dias, e ela nuncaaa foi muito de comer, desde bebezinha era um sufoco pra dar algumas colheradas de sopinha ou fruta e conforme foi crescendo foi ficando mais difícil, porque as birras foram aumentando junto... Hoje ela vai fazer 3 anos e ainda é difícil fazê-la comer, por ela fica só na mamadeira, realmente o que mudou foi a maturidade dela de entender que pode ser ''recompensada'' se comer a comida, hoje ela já entende qd a gente diz q se ela comer tudo vou leva-la na pracinha depois, ou coisa parecida, e quase sempre funciona"
Acho que a idéia do psicólogo é bem válida, mesmo que a Brunna não entenda muito ainda ela vai poder orientar vocês de como lidar com isso!

Beijinhus e boa sorte!!

Brunna disse...

Fabinha:
Nem me fale amiga!
É cruel a angústia q isso tudo causa, viu?
Eu falo (mesmo q da boca pra fora) q na outra vida quero um filho obeso, de tanta frustração q isso me dá. =/
Obrigada por ter vindo até aqui comentar e estou mesmo sondando a possibilidade de uma terapia. Beijos pra ti e pro reizinho Arthur.
Kaká

Brunna disse...

Aline, minha amiga tão querida!
Eu tenho certeza de que vc aí do outro lado da telinha fica tão aflita qto nós. E amigas assim é tudo q a gente precisa pra dividir os momentos.
Eu tb acho, assim como vc, q negociar funciona muito com crianças maiores. Mas é como disse à Patty Bion, fica + fácil negociar com uma coisa q a criança faça primeiro para vc poder recompensar. Aqui em casa qdo a Brunna pede um jogo eu falo: "Eu te dou, mas primeiro guarda esse outro que está no chão." Ela vai lá e guarda tudinho (adora guardar os brinquedos!). Qdo acaba de guardar ela traz a caixa pra mim e aponta o q quer, mostrando q guardou e agora pode pegar outro. Então a negociação funciona: guarda 1 para pegar outro. Mas qto a comida... ela ñ aceita nem provar! Então como posso mostrar a ela q terá alguma recompensa se ela ñ aceita nem tentar? Não me dá chance, entende? E como é uma coisa q ela ñ gosta fica tão atordoada qdo vê a comida q nem escuta o q falamos com ela. É triste demais! =(
Minha mãe já tentou dar comida pra ela, os dindos, dindas, minha avó, minha dinda, as profes... ela ñ aceita de ninguém mesmo.
Obrigada por tudo sempre. Te adoro cada dia mais.
Beijos pra ti e pra nossa bebê Johnson mais amada do mundo!
Kaká

Brunna disse...

Karla, a gente sofre com essas pequenas, hein?!?!
Será mesmo que as 'Brunas' tem q dar todo esse trabalho? Rsss.
Eu já estou quase doente, amiga. É um estress sem fim.
Pq não tentou psicóloga? Algum fator relevante?
Se eu descobrir alguma tática eficiente pode deixar q te aviso, mas me avise vc tb caso encontre a agulha no palheiro, tá? Quem achar primeiro uma solução viável que dê resultado corre pra avisar.
Beijo pra vc e pra sua Bubu linda.

Brunna disse...

Anne querida!
Vc sempre presente por aqui deixando sua marquinha. Obrigada!
Já estou pensando na possibilidade da psicóloga. Minha dinda é psicóloga, mas parente não dá certo, por experiência própria.
Então a Emily melhorou com negociações e tb com a maturidade? Que bom saber disso! Uma luzinha começa a surgir, rs. =)
Brigada, viu?
Beijos pra vc e suas princesas.
Kaká

Thaís Vieira disse...

Olha só, tenho uma amiga com caso parecido e conseguiu um resultado razoável depois de algumas sessões com psicólogo pediatra... As vezes pode ser alguma coisa no psicológico dela que está travando dela querer comer bem! Esta é a fase na qual ela deveria comer muuuuito e selecionar alguns alimentos (e não todos). Vale tentar ajuda fora.. quem sabe reslve! (não entendam mau hein, não tô dizendo que o problema é vcs...rsrs)

Karla Misiak disse...

o unico fator relevante foi a falta de $$$$ mesmo, mas pode deixar q qquer novidade te aviso!! bjokas

Brunna disse...

Oi Thaís!
Que bom saber de um caso positivo com auxílio de terapia.
Obrigada por ter vindo até aqui me contar. Me sinto mais confiante.
De maneira alguma lhe entendi mal, ao contrário, eu entendi e te agradeço a sugestão.
Beijos e volte sempre!
Kaká.

Brunna disse...

Karla, entendi, rsss. Realmente esse fator é bem complicado. Vamos ver como resolvo ele tb.
Beijão!
Kaká.

Fernanda disse...

Caso complicado, e já presenciei várias dessas recusas dela, mas ao mesmo tempo as 'guloseimas' ela não recusa, sinal de que não é 'físico' mesmo. Li os comentários a respeito de psicóloga, eu tb acho que seria bom, ao menos pra uma avaliação. Por experiência própria (desde uns 4 anos ia em psicóloga, mas não por não comer), acho que o quanto antes levar melhor. Eu quando criança achava uma chatice ir em psicóloga e acabava desistindo (e convencendo meus pais de que não adiantava nada), resultado, consequências ruins depois de adulta. Pode ser que o caso da Bru seja só uma fase, mas se for em relação a algum trauma quanto a comida ou algo assim, quanto antes detectar, melhor. Se não for, ao menos é mais uma hipótese a ser descartada..hehe
Beijão

Brunna disse...

Oi cunhada!
Pior que vc está certa mesmo... agora tenho q analisar meu tempo(R$), hehe. E preciso encontrar uma psicóloga boa tb, pq eu mesma já fiz muita terapia na minha vida (confesso q adoro!) e já passei por profissionais muito ruins.
Obrigada pelo apoio, viu?
Te amamos.
Beijos nossos e da tua afilhada.

disse...

Olá meninas, bom dia!
Eu imagino como vocês devam estar um tanto quanto aflitas. Como vocês sabem ainda não sou mãe, mas deixarei o meu depoimento de filha mesmo. Sempre fui uma criança suuuuuper complicada para comer e muito magrinha e fraquinha por causa disso (e a Brunna nem é magrelinha). Tinha todos os dodóis que puderem imaginar e a aparência amareladinha, pois não comia mesmo! (até hoje sou um tanto magra, mas saudável.) A Brunna ainda pega o mamá e nem isso eu fazia. O que digo é que a luta da minha mãezinha e avó foi grande, demorei um tempo até desassociar que comer era algo negativo, mas sabe como isso mudou? Sei que é trabalhoso e talvez não tenham muito tempo para isso, mas vale a pena ir tentando aos poucos... Minha avó começou a "me dar importância" na cozinha! isso mesmo! comparam um fogãozinho de brinquedo para mim, daqueles um pouquinho maiores, panelinhas e ainda improvisaram um mini mercado onde eu pudesse comprar as coisas que queria para o papá. e Sempre que ia ao mercado, podia também escolher as frutas e as verduras e enquanto minha avó ia preparando a comida, sempre pedia a minha ajuda. Com isso, bem aos poucos, a hora de comer foi deixando der ser um martírio para ser uma diversão.. foi um processo lento, mas quem sabe com a princesinha Brunna não vá funcionando também? Digo,sei que ela ainda é muito novinha, mas quando forem fazer uma papinha de legumes por exemplo, após bem cozidinhos, a chame para fazer o seu próprio papá, cortando pedacinhos bem pequenos e colocando na panelinha dela para que ela mesma possa amassá-los e depois comer com um incentivo, será que o seu papá ficou bom filha? prova pra mamãe ver se ficou bom!!! depois que você comer o seu faz pra mamãe também? Você vai conseguir papá isso tudo que você preparou filha??
Tenho esperança de que, assim como para mim, funcione para a Brunna também. Estou torcendo muito por isso.
Ah! uma coisa importante, eu não gostava muito dos pratos, já via a minha mãe chegar e começava a fazer birra, por isso minha própria panelinha funcionou e meus mini talheres novos.
Grande beijos para as 3! Tenho certeza que tudo vai se resolver!

Minhas Mamães - Construindo um Sonho disse...

A Giovanna é minha afilhada rs

Beijo

Gy