14 de abr. de 2011

Histórias Infantis



Contar histórias para crianças é sustentar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a muitas perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões, é uma possibilidade de descobrir o mundo intenso de conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos através dos problemas que vão sendo enfrentados (ou não), resolvidos (ou não), pelos personagens de cada história. Fazer de conta é uma fonte de cura muito rica para crianças da pré- escola. Você pode ver crianças aliviando seus próprios sentimentos quando as observa brincando. É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar. É através de uma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outras maneiras de ser e de agir... É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, sem precisar saber o nome disso tudo. O significado mais íntimo e profundo do conto será diferente para cada criança e também desigual para cada uma em diferentes momentos da vida. Mas é através de várias histórias que a criança passa a compreender o mundo dos contos, e a mensagem básica transmitida a ela é: que na vida é inevitável a luta contra dificuldades, é algo que faz parte da existência humana, porém se a pessoa não se intimida e enfrenta com firmeza os obstáculos e as injustiças, conseguirá dominá-los e sairá vitoriosa. A criança deve ser estimulada desde pequena, pois é até os sete anos de idade que ela forma o gosto pela leitura. Não importa que a criança não saiba ainda fazer a leitura de um livro, pois o adulto deve ler e assim, dar esta referência de leitura para ela. É preciso tornar as crianças familiarizadas com os livros, orientando-as quanto ao manuseio e à sua conservação. Pais e professores que lêem livros para as crianças estão contribuindo para futuros leitores, com um caminho infinito de descobertas e de compreensão do mundo. Existem muitas coleções e livros avulsos apropriados para crianças em idade Pré- Escolar, assim como histórias Bíblicas e livros de poesias, que ao ler para uma criança este tipo de literatura, além do prazer que esta leitura em si proporciona, os adultos estarão contribuindo para educar-lhe o ouvido e a sensibilidade. Ver e ouvir histórias não é apenas um lazer, um passatempo; é, também, um recurso valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação.

A Brunna AMA livros e já tem muitos (de todos os tipos). Ela pede pra gente ler e muitas vezes ela mesma lê do jeitinho dela (e passa o dedo nas letras como se estivesse mesmo lendo). É muito fofo!

Essas fotos eu tirei na parte infantil da Livraria Saraiva. Gostamos muito de levar a pequena em livrarias. Sempre que dá proporcionamos esse momento.

Seguem fotos após a livraria, na praça de alimentação do shopping:

Amanhã eu volto. Hoje até q consegui postar bastante, rs. O próximo post será do dia 13 de março. Estou tentando correr pra colocar em dia, mas é complicado, rs. Hoje a Brunna foi passar o dia na casa da vovó. Voltou bem feliz de lá! A vovó disse que fará isso mais vezes, pois brincaram o tempo todo e o dia passou voando. :) Eu fiquei morrendo de saudade da minha princesinha, mas sabia q ela estava se divertindo muito. Chegou correndo em minha direção com os bracinhos abertos, cena linda!!!


Boa noite!

4 comentários:

Mariah e suas duas mães disse...

As livrarias agora tem esses espaços super atrativos pra criança né... acho um barato! Na minha época nem tinha isso auhuahau interatividade zero!

beijão!

Fabi da Juju disse...

Adorei a matéria. Juju tb ama livros.

Beijooooooo

Brunna disse...

Obrigada pelos recadinhos.
E pra vc q perdeu seu tempo criticando e se achando no direito de julgar se minha filha está ou não vendo muito dvd, sugiro que cuide da sua vida e da sua filha, pq da minha cuido EU!

Brunna disse...

Tia Pati enviou para você:

Amamos livros aqui em casa, mas DVD é o principal do babynoivinho!!! Um vicio!
Beijos e saudades!