14 de abr. de 2011

A Arte e o Desenvolvimento da Criança


A criança mobiliza todo o seu ser quando se entrega espontaneamente a uma atividade criadora. É um verdadeiro meio de disciplina interior que envolve processos de formas superiores de vida mental e que traz à criança, no plano geral, equilíbrio e harmonia, preparando-a ainda para a aprendizagem formal da escola. O professor deve estar preparado para estimular, promover e aceitar a linguagem gráfica da criança como fator importante do seu desenvolvimento. Nem sempre as palavras exprimem, em toda a sua plenitude, a intensidade de uma vivência. Por vezes são necessários meios diferentes de expressão, como os jogos e as atividades artísticas, que permitem a realização dos desejos, a satisfação de necessidades pessoais e a afirmação do Eu. É através da expressão livre que a criança realiza a síntese entre a expressão do Eu e a submissão ao real. Para a criança, todas as experiências que conduzem à criação devem ser educativas. Logo o resultado não é importante, mas sim o processo que o originou. É nele que se desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio e o controle gestual, capacidades psíquicas que influenciam a aprendizagem. Para algumas crianças o elogio pode ter um efeito muito compensador. Não podemos esquecer, no entanto, que a criança tem uma forma própria de pensamento e sensibilidade. Logo, não podemos julgar os seus trabalhos como se fossem obras imperfeitas de adultos.
A cada estágio de desenvolvimento, o trabalho da criança é uma obra completa, exprimindo uma visão autêntica do mundo infantil, segundo a sua maturidade perceptiva e intelectual. A criação artística favorece o desenvolvimento total da personalidade, reunindo em harmonia a atividade intelectual, a sensibilidade e a habilidade manual. A possibilidade de mexer com vários materiais dá grande liberdade e prazer à criança, ajudando-as a tornarem-se adultos completos e sensíveis. A criação artística liberta tensões e energias, instaura uma disciplina formativa interna de pensamento e ação e favorece a manutenção do equilíbrio necessário para que a aprendizagem se processe sem barreiras e a integração social sem dificuldades. Quando a criança pinta, desenha, modela, constrói, faz música, teatro… regularmente, a evolução se acelera. Esta pode atingir um grau de maturidade de expressão que ultrapassa a medida comum. A pedagogia da arte deve ser orientada no sentido da criação, da afirmação de si mesmo pela invenção pessoal.

Um comentário:

Aline Paliga disse...

A-do-rei essa foto! ficou linda! Mas só uma foto nesse post, estranhei...hahahahhahahah