5 de mar. de 2011

Segurança em primeiro lugar


Como escolher fantasias bonitas e seguras para a criançada
Não vê a hora de dar asas à imaginação e comprar ou confeccionar a fantasia mais fofa do mundo para ver seu filho brilhar nos salões no Carnaval? Seu filho já está demonstrando interesse em se fantasiar e incorporar personagens? É gostoso mesmo poder às vezes brincar de "boneca" com sua própria criança, mas não se esqueça de alguns cuidados básicos para que, além de engraçadinha, a fantasia seja confortável e segura.
Apresentamos a seguir dicas para ajudá-la com a escolha:
• Evite tecidos sintéticos, porque eles são altamente inflamáveis no caso de algum contato com chamas ou mesmo uma pontinha de cigarro. Outra desvantagem desse tipo de material é que não permite à pele "respirar", deixando a criança mais acalorada e aumentando o risco de aparecerem brotoejas e, mais grave ainda, uma desidratação. Fantasias feitas de algodão são a melhor opção, embora sejam mais difíceis de encontrar. Atenção também com o clima: vestidos e macacões de manga comprida no calor não combinam. Prefira alternativas mais frescas.
• Cuidado com saias compridas ou fantasias que tenham capas e acessórios que se arrastem no chão, porque podem fazer com que a própria criança ou alguma outra tropece e caia. Se o irmão herdou uma fantasia do mais velho ou do primo, não deixe de fazer a barra do tecido que estiver arrastando no chão ou recorra a um cinto ou alguma outra estratégia improvisada para prender tudo melhor.
• Substitua espadas, coroas e outros acessórios de plástico duro por algum material mais molinho. Se tiver dotes artísticos, você pode tentar costurá-los ou fazer a espada, por exemplo, com papelão enrolado (forre bem com fita crepe, feltro ou algum outro material que não corra o risco de "dissolver" se seu filho resolver morder). Em vez de uma coroa incômoda, você pode enfeitar o cabelinho da sua filha com fivelas brilhantes ou uma tiara de pano brilhante.
• Troque as máscaras por um pouquinho de maquiagem hipoalergênica ou pintura de rosto atóxica, apropriada para uso em crianças (verifique sempre se há selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial -- Inmetro). Além de muitas vezes pesadas, as máscaras podem dificultar a visão e até a respiração. A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que a maquiagem pode provocar alergias nas crianças, além de conjuntivite por causa de contaminações na região dos olhos. A organização aconselha pais e mães a usarem pasta d'água para dar o efeito de maquiagem e também ajudar a proteger contra o sol e as brotoejas.
Se seu filho insistir na máscara, só deixe que ele a use por pouco tempo. Um truque é tirar o elástico que prende a máscara à cabeça e colar um palito de sorvete no "queixo" da máscara, assim a criança pode segurá-la na frente do rosto sem ficar sufocada.
• Lembre também que o andar das crianças pequenas ainda não é muito firme e que as maiores gostam de correr sempre, por isso invista em tênis, sandálias e sapatos baixos ou até botinhas confortáveis e que dêem boa sustentação aos pés. Para deixar sua princesa mais linda, você pode aplicar lantejoulas ou tinta com purpurina no tênis, em vez de deixá-la usar aquele "tamanquinho de cristal". Não deixe para estrear o sapato novo no dia do baile, da festa ou de um passeio longo: prefira vestir na criança calçados que já estejam amaciados, para evitar bolhas. Crianças pequenas são teimosas, é verdade. Se não deu para escapar do sapato novo, leve um mais confortável com você como "plano B" e troque à primeira oportunidade.
• Atenção com peças e acessórios pequenos que facilmente podem ir parar na boca e levar a criança a engasgar.

Faça você mesma
Se você for montar uma fantasia por conta própria, não precisa gastar um dinheirão para deixar uma criança superbonitinha e confortável. Faça uma caça ao tesouro pelos armários da casa e, de repente, um monte de coisas interessantes vão aparecer (lenços viram capa ou adorno de pirata, pulseiras e colares coloridos dão um ar de dançarina, uma camisa velha rasgada pode virar fantasia de zumbi).
Além disso, quase todo bairro conta com uma loja de armarinhos ou algo semelhante, onde dá para comprar alguns acessórios para incrementar uma simples camiseta (já pensou que penas costuradas em uma camiseta amarela criam um lindo pintinho?) ou vestido (apliques de tule em uma sainha ou até na barra de uma camiseta criam uma princesa instantaneamente!).
Veja abaixo mais algumas sugestões para construir uma fantasia:
• Caso você não tenha muito jeito para costura, cola para tecido e fitas adesivas podem substituir agulha e linha na hora de improvisar um visual. Só fique atenta para que tudo esteja bem preso e não vá cutucar a criança.
• Uma pistola de cola quente é uma alternativa eficiente e barata se você for o tipo de pessoa que gosta de criar peças artesanais para a garotada. Elas fixam melhor qualquer material aplicado em tecidos ou sapatos. Placas coloridas de EVA são ótimas para criar todo tipo de acessório, basta recortar e colar com cola quente. Só não deixe seu filho por perto na hora de trabalhar com a pistola -- ele vai ficar certamente encantado e querer mexer nela.
• Em vez de chapéus, perucas ou adereços que esquentam demais a cabeça, use sprays coloridos para bolar um cabelo diferente (não se esqueça de comprar um produto com selo do Inmetro atestando que é apropriado para crianças).
• Transforme qualquer peça de roupa com detalhes feitos com caneta tipo marcador ou especial para tecidos (crie, por exemplo, bolsos ou botões falsos). Depois você pode aproveitar a caneta para marcar o nome do seu filho nas etiquetas das roupas que vão para a escola, por exemplo.
• Flores podem ser feitas a partir de papel cartolina cortado ou mesmo tecidos. Ou você pode comprar flores artificiais baratinhas. Acrescente fitas para enriquecer o visual de sua "rainha da primavera".
• Pequenos laços de tule ou renda fixados juntos podem fazer as vezes de "fuxicos" em uma regata de uma colombina bem brasileirinha.
• Um cone de cartolina preta grudado em cima de um chapéu de pano daqueles de praia cria um bruxo bem fofo. Aproveite a cartolina para fazer uma varinha também.

Fonte: http://brasil.babycenter.com/baby/festividades/carnaval-fantasias-seguras
Fotos: Baile de Carnaval da Escolinha (ainda tem muito mais!)

Nenhum comentário: