24 de fev. de 2011

Infecção Urinária em Crianças


Saiu o resultado do último exame da princesinha.
Falamos com a Pediatra e ela disse que a infecção urinária foi causada pela bactéria "Escherichia coli". É a infecção bacteriana mais comum causadora da infecção urinária. Achamos que deve ter sido daquela semana toda em q teve diarréia. Mas graças a Deus agora seguimos com o mesmo antibiótico. Depois faremos uma ecografia para saber se atingiu os rins (se Deus quiser não). E apesar dela estar se sentindo melhor (brincando mais e agora sem gemidos) hj a tarde teve ainda 39,5 de febre. Essa está difícil de ir embora... então fomos as duas para baixo do chuveiro enquanto a Mami falava com a Dra Marisa.
Com todos os últimos acontecimentos a nossa princesinha está mega manhosa. Um denguinho só! O que é extremamente compreensível.
Brincamos bastante com ela hoje, pois estava mais animadinha e pedindo atenção. Mas ela adorou mesmo foi brincar no videokê e cantou horrores. O brinquedinho novo era pra mamãe aqui (que ama cantar!) mas no final das contas a filhinha cantora se adonou do microfone. A Mami filmou a cantoria e assim que der publicaremos no youtube da princesinha, tá?
(A foto acima é do dia 08/02 em Capão da Canoa)

Divido com vcs um texto que encontrei no site da Crescer e achei bem legal como fonte de informação: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI77060-15326,00.html

Infecção urinária em crianças: como prevenir e tratar
Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção

Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas fezes. Na época das fraldas, por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.
Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz.

Sintomas e tratamento
Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz xixi várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por meio de uma febre sem sinais evidentes que sugiram alguma doença, como gripe, infecção de garganta, ou se perceber a urina turva e com cheiro alterado”, afirma Danesi. O diagnóstico deve ser sempre confirmado com exame de urina.
O tratamento é feito geralmente com antibióticos, e dura, em média, 10 dias. Segundo o pediatra, as crianças respondem relativamente rápido à medicação e logo a febre vai embora e param de se queixar de dor. “É importante que, após dois dias do término do tratamento, seja realizado um novo exame de urina, para verificar se a infecção acabou”, diz.
Para prevenir novas infecções, não segurar a urina e hidratação fazem toda a diferença. Urina amarelada, densa e com cheiro forte sugere que a criança não está tomando líquido o suficiente, o que favorece a proliferação de bactérias.

Por que investigar a infecção
Como a infecção em meninos é mais rara, é preciso saber o que acarretou o problema. “Deve-se, por exemplo, avaliar se a criança tem fimose, porque ela dificulta a higiene da região peniana”, diz Danesi. No caso das meninas, que têm mais propensão à infecção urinária, é necessário aguardar um segundo episódio para analisar.
O que não pode acontecer são infecções urinárias de repetição, que podem comprometer a função renal da criança no futuro. Um diagnóstico preciso é fundamental para descartar se o problema é provocado por bactérias, alteração anatômica, refluxo da urina, que necessitem medicação ou cirurgia.

4 comentários:

Karin Vanessa disse...

Oi meninas,
eu tive isso e sofri muito aos 4 aninhos,
lembro que colocava uma almofada no meio das pernas pra parar de doer.. mas infelizmente é um problema que até hoje adultas as mulheres sofrem com isso...
melhoras pra Brunninha, estou orando por ela
beijos

Anônimo disse...

Oi, li direitinho pra cuidar os sintomas....será q ela terá q fazer também outro exame de urina? Na verdade ela nao queria tadinha pq estava doendo pra fazer xixizinho...bjo Aline Paliga

Fabi disse...

Oie!
Foi a mesma bactéria que o João teve... Ele também teve que fazer ecografia, mas não deu nada, graças a Deus. E a infecção nunca mais voltou!
Espero que com a Brunna seja assim tb!
beijos,
Fabi
http://depoisqueeudescobri.wordpress.com/

Anônimo disse...

olá,
sou estudante de medicina e estava pesquizando sobre infecção urinária. Por isso acabei encontrando esse blog.
Só queria frizar para você mãe que infecção urinária em crianças entre 2meses e 2 anos de idade é um sinal de alerta de que algo está errado. Nesse intervalo de tempo a probabilidade de ocorre cicatrizes renais aumentam de forma exponencial, podendo ocasionar uma insufuciencia renal. Por isso, é de extrema importância realizar uma ultrassonografia (para descobrir se ha alguma má formação ou se há alterações funcionais, como a bexiga neurogênica flácida) e também uma cistografia(devido o refluxo vesicoureteral) para que dessa forma sua filha não precise de um transplante de rins mais tarde. Digo isso, pois o diagnostico correto de uma infecção urinária quase nunca ocorre, ja que , muitos médicos acabam "esquecendo" do protocolo correto.