16 de fev. de 2011

Brincar ao ar livre: nada mais gostoso


As minhas mamães, para quem ainda não sabe, são Pedagogas. Elas mais do que ninguém conhecem a importância do brincar na vida de uma criança. O que muitas vezes acaba as deixando perplexas são mães demasiadamente superprotetoras que querem colocar os filhos numa redoma de vidro, privando o que lhes é de direito: brincar!
Ontem mesmo aconteceu uma situação dessas. Uma conhecida queria marcar um encontro com a gente (ela tem uma filha da minha idade), então a mamãe sugeriu uma praça linda pra gente brincar na areia, andar de balanço e poder correr bastante. Eu adorooooo! Aí a mãe da menina ficou horrorizada e disse que era muito perigoso brincarmos em praças e queria marcar cinema, shopping, etc. A mamãe ainda teve muita paciência, pois tentou mostrar a ela que criança precisa de espaço pra correr, de areia pra caminhar, brincar ao ar livre e poder extravasar toda sua energia. Mas quando a capacidade de compreensão da pessoa é nula e sua falta de educação não permite enxergar um palmo a sua frente fica difícil, né?
A verdade é que as brincadeiras ao ar livre não podem ser esquecidas. É correndo, pulando ou subindo em árvores que as crianças se desenvolvem tanto no aspecto quanto no conhecimento do mundo. Sem contar que as peripécias de quem corre pra lá e pra cá acabam por si só sendo instrumentos importantes para o raciocínio, reflexo, aumentando a autoconfiança e, mais do que isso, contribuindo para a socialização.
Um pátio, parquinho ou um gramado podem ser um bom espaço para brincar. Além de árvores, da caixa de areia e dos brinquedos tradicionais, como escorregador, balanço, gangorra e trepa-trepa, brincadeiras com bolas, bambolês e cordas são importantes, principalmente pela liberdade de movimento e contato com a natureza.
É na brincadeira que a criança dá vazão à sua energia, ao senso crítico e à criação. Usando sua criatividade, a criança descobre o seu eu e pode utilizar sua personalidade. Aprende a dirigir suas ações, agir cooperativamente, trabalhar em conjunto e sozinho.
Portanto, mamães, não deixem seus filhos trancados dentro de casa como se isso fosse protegê-los de todo mal e tb não tornem os shoppings os únicos passeios de suas vidas. Criança precisa brincar. Criança quer espaço. Criança merece respeito. Criança gosta de correr ao ar livre. Tem muita mãezinha por aí precisando buscar mais informação e boa parte delas podem ficar curadas com uma boa terapia.











































6 comentários:

Aline Paliga disse...

nossa tem até estudo sobre os benefícios de brincar na areia...me lembro que li sobre isso...de entrar em contato mesmo com todas as impurezas...não tem problema, pelo contrário! Bom, só fico com pena dessa filhinha que não pode frequentar lugares como esses...tudo de bom!A Betina aaaaaaaaaama!!! Bjinho

Jayranne disse...

Eu adoro esse blog. Ri muuuito com o video da princesa batendo altos papos em seu "celular" kkkkkk
A inspiração pra seguir na carreira da Obstetrícia nunca foi tão forte! hauhaiahiuahaiuhau
Beijo grande! Muita saúde pra princesa Brunna!
Deus sempre guarde a família!

Anne Martins disse...

Que post lindo!! Eu como Pedagoga apoio totalmente o que foi escrito aqui... Criança precisa brincar, correr, subir, descer se sujar e uns joelhinhos ralados fazem parte do processo de desenvolvimento de toda criança! A super proteção nessas horas só atrapalha!
Parabéns mais uma vez as mamães, a Brunna com certeza terá muitas lembranças de uma infância totalmente FELIZ!

Beijinhus

Roberta Jardim disse...

Sempre acreditei que tudo na nossa vida é possível, pesquisando na internet, não sei ainda como vim parar aqui no Blog, mas acho que nada é por acaso. Comecei lendo desde o inicio do blog de vocês, e cada vez que me aprofundava mais na história que vocês contam, logo já sentia que conhecia vocês a muito tempo..que coisa.A história de vocês não só é linda, como é inspiradora, pra mim, algo perfeito. Desde muito pequena, já sabia que havia algo diferente em mim. Hoje com 26 anos sou mais do que resolvida, tenho minha casa, minha vida, e namoro uma mulher que simplesmente completou a minha vida...quero dizer...quase completou. E quando eu digo que vocês tem uma história inspiradora, foi porque, lendo o blog vi como o meu sonho também pode se tornar realidade. Por ironia do destino, ou não hahaha..sempre sonhei em ter a minha Brunna (sim, com 2 n´s também!)..muita loucura conhecer vocês. Moro em Santa Catarina, mas sou gaucha como vocês, de Porto Alegre, tchê! Ainda não caiu a ficha como acabei parando em um blog com um sonho tão parecido com o meu. Adorei mesmo! E que sonho é a sua Brunna. Uma perfeição mesmo. Que ela tenha toda a felicidade do mundo, o que não duvido nadinha que ela tenha, pois com duas mamães assim, não tem como não ser feliz.FELICIDADE E SAUDE sempre. Parabens pela familia tão linda e iluminada.

Um beijo,

Roberta.

Nicole Alana disse...

Verdade!!!!Brincar ao ar livre é muito bommm! Olha que a tia aqui tbm é pedagoga, mas não é coisa de pedagoga não viu, é coisa de mão que sabe o que faz, que se preparar pra ser mãe.
Vou contar uma coisa tbm!rs
Um dia convidamos uma amiguinha e sua mamy pra ir ao parque, ai quando fomos busca-las, estavam toda arrumadas e cheirosas, mas a mamãe aqui não disse nada claro, cada um com seu cada um!rsrsrs
Chegamos e foi completa alegria, a Nick correu, pulou, rolou na areia e na grama, fez tudoooo que tinha direito, e eu?! Amei ver minha filhota se divertindo! Pra completar brincou com um cachorrinho fofo que estava lah de uma menina, ixi, muita baba de cão nela inteira! Não satisfeita eu comprei sorvete pra elas, eitaaa coisa boa! A nicole parecia um sorvete de morango com calda de chocolate do verão passado quando chegou em casa! Mas como tinha pensado nisso coloquei nela uma roupa bem confortável e que pudesse sujar! O triste foi ver a outra mãe correndo e gritando...não pega isso, não senta ai, não pisa na areia, não mexe no cachorrooo...quase louca!E o sorvete? Meu Deussss! O sorvete nem pode ser chupado decentemente pela menina, AFF
Resumindo, eu nem ligo se a Nick volta pra casa como uma porquinha ambulante! O importante é que ela volte feliz e cansada de tanto correr e pular, chega em casa um belo banho nela e muito OMO pra roupa!Porque se sujar faz bem!rsrsrsrsrs
Beijossssss Linda da tia Pink e continue brincando!Quem sabe um dia vai brincar com a Nick!
Beijo amo vcs

Almanaque de Brincadeiras disse...

Olá, quero compartilhar com você o Almanaque de Brincadeiras e Dinâmicas. Eles contêm 1000 atividades recreativas, dentre brincadeiras de rua, brincadeiras infantis, brincadeiras antigas, brincadeiras folclóricas, brincadeiras para jovens, dinâmicas de grupo e tarefas de gincana para todas as idades e ocasiões. É um monumento da recreação e seu download é totalmente grátis. Vale a pena baixar, divulgar... e brincar!