22 de fev. de 2011

Notícias do Dodói Bobo!!!

Ontem (e hj tb) passamos o dia na rua com a Brunna em função de médicos e exames. Exaustivo demais para um adulto, quem dirá para uma bebê de 1 ano... um caos!
Ontem achamos melhor levar a princesinha novamente na Dra Marisa, que queria examiná-la e ver se não havia surgido algum sinal qualquer que nos desse uma pista do que poderia ser essa febre de tantos dias. Quando chegamos no consultório ela nos recebeu imediatamente (inclusive estava ali na frente na recepção nos aguardando, coisa mais querida!) A princesinha foi virada de cabeça para baixo (aos prantos, claro!) e para o nosso desespero (agora o pranto era nosso) novamente nada foi detectado. Então a pediatra (sempre muito atenciosa) nos deu a requisição de um Raio X para descartarmos Pneumonia, pois segundo ela, mesmo sem tosse poderia haver algum quadro de pneumonia. Ela pediu para não esperarmos o laudo do exame (q demora 2 dias) e sim solicitar que entregassem as imagens e na mesma hora levássemos pra ela olhar. Ainda reforçou que estaria lá nos aguardando.
Não foi simples fazer o Raio X na pequena, pois ela detesta ficar deitar e ainda mais sendo segurada, né? Mas, enfim... era necessário. Com as imagens em mãos voltamos ao consultório da Dra Marisa: A Brunna não estava com pneumonia. Então a próxima etapa eram exames de sangue e urina.
Saimos de lá em busca de laboratórios que atendessem o convênio da Brunna e é incrível como essa gente q trabalha com isso tenta fazer as pessoas de idiotas... cada lugar nos direcionava para outro que "com certeza atenderia"... só q essa certeza virava mentira na hora em q chegávamos nos lugares e nos diziam que lá não atendiam e sim em tal lugar. Aí cansei, né? Depois de rodar a cidade inteira com uma criança doente (ardendo em febre, chorando e nervosa), finalmente encontramos uma unidade da Unimed. Obrigada dindo Alex por estar ao nosso lado e sempre ser tão carinhoso e dedicado à tua afilhada, isso fez toda a diferença.
A Brunna nunca tinha feito exame de sangue e urina e foi uma experiência horrível. Sabemos que todo procedimento é extremamente necessário e importante nessa situação, mas vai explicar isso para a Brunna!!! Apesar de toda conversa q tivemos com ela, contando o q iria fazer, pq teria q fazer e dizendo verdadeiramente q iria sim doer um pouquinho, de nada valeu. Tá certo que eu nem esperava uma reação diferente, né? Ela chorou demais. Berrava e ficava roxa de tanto gritar e fazer força pra sair dali. Nunca vi minha filha daquele jeito... foi desesperador. Quatro pessoas segurando a força para poder realizar o exame, a enfermeira fincando a agulha e sem conseguir achar a veia: girava, puxava, tirava e colocava... nossa, minha vontade era fazer aquilo nela!!!!!! Resultado: não conseguiu coletar sangue e pediu para esperarmos a Brunna se acalmar para tentarmos novamente. Nisso ela não parava de chorar e qdo saimos da sala de coleta e chegamos na sala de espera tinha umas 8 pessoas em pé vindo atrás da gente e perguntando se ela que estava chorando daquele jeito e todos sensibilizados com a dor da minha pequena. Teve uma senhora muito querida que nos levou até o carro dela q estava bem ali na frente para mostrar o cachorrinho dela e distrair a Brunna. Eu pensei: "é... ainda existem pessoas boas no mundo!" Mas ao retornar para o laboratório a Brunna já começou a chorar de novo, claro, ela reconheceu para onde estávamos indo. Ah! Já ia esquecendo, colaram nela (antes da tentativa frustrada do exame de sangue) um saquinho para coletar urina... e se em 30 min a criança não faz xixi tem q trocar o saquinho. Na primeira tentativa nada dela fazer xixi. Bem q tentamos oferecer bastante líquidos, mas qdo ela está brava não aceita nada! E então voltamos para colocar outro saquinho e furar o outro bracinho... que tristeza! Ela berrou o dobro da primeira vez. Novamente a enfermeira ficou cutucando a veia até sair o sangue... e essa parte pra mim é a pior. E com isso eu achei que a Brunna ia ficar roxa nos 2 braços, mas felizmente não ficou nadinha. Tinhamos q esperar mais 30 min para ver se a menina fazia o tal xixi e ela só chorando sem parar... nada a acalmava. Tinha momentos q parecia q estava acalmando, mas daí recomeçava tudo outra vez. Então resolvi ir pra rua com ela para distraí-la. Não vou dizer q deu certo, mas ajudou bastante. Mas resumindo, a Brunna não fez xixi e o laboratório fechou pq já era 19h. Pediram para voltar na terça pela manhã. OK!
 A Brunna só foi melhorar mesmo (ficar mais animadinha e sem choramingar) qdo chegamos na casa duma amiguinha pra ela brincar. Foi bom termos ido até lá, pois assim a Brunna se desligou de tudo q tinha acontecido no dia e qdo fomos pra casa já estava bem calma. As meninas brincaram muito, andaram de balanço, de carro, assistiram dvd, brincaram de massinha, desenharam e tomaram suquinhos.
Na terça pela manhã a pediatra da Brunna ligou para saber notícias e perguntou sobre o resultado dos exames. O de sangue já havia saído pelo site e passamos pra ela por telefone e já avisamos que o de urina estávamos indo tentar novamente. Chegamos no laboratório da Unimed e a Brunna já reconheceu o local, claro. Mais chorinhos. Conversei muitooooo com ela (o caminho todo) para explicar q esse exame de urina não doia, que ela ñ precisava se preocupar q não ia fazer mais nada, só o xixizinho e q a mamãe estaria sempre com ela, blá, blá, blá, blá. Ela fez um fiasco básico na hora de grudar o saquinho, mas foi mais fácil q no dia anterior. O difícil foi ela fazer o tal xixi. Levamos o dvd portátil dela para o tempo passar mais rápido, papinha de fruta, água, suco e refri. Em vão. Ela não fez o maldito xixi. E lá fomos nós colocar outro saquinho (ouvir mais chorinhos) e aguardar mais meia hora, rezando para que ela finalmente fizesse um xixi. Oferecemos novamente líquidos e dessa vez ela aceitou melhor. Tive a feliz idéia de levá-la ao banheiro. Fiquei falando pra ela fazer xixi a cada 5 minutos, fiz xixi na frente dela, mandei escutar o barulho, fiz ela dar tchau pro meu xixi, perguntei como fazia o xixi e ela respondeu: "shhhhhhhh" e então me agachei no chão e disse pra ela tb fazer isso... ela fez, mas foi para olhar em baixo do meu vestido se eu estava mesmo fazendo xixi no chão, hahahahaha. Que guriazinha! Mas no final das contas deu certo, ufa!!! Conseguimos chegar em casa ainda na terça-feira, rs. O resultado de um deles sairia às 18h e outro só na sexta-feira. Então a médica ligou novamente (estou pra ver pediatra mais atenciosa do que essa!) e falamos q o resultado não estava no site ainda. Ela pegou o número do protocolo do exame e ligou pessoalmente pra Unimed e disse q depois nos ligaria de volta. Sei q nesse meio tempo a Mi pediu para eu sair pra comprar a nossa janta (ela não estava se sentindo muito bem e quis ficar em casa com a Brunna) e qdo eu volto dou de cara com as luzes todas apagadas e tudo fechado... meu Deus aquilo me deixou gelada! Meu coração foi parar lá no céu e nessas horas passam as piores coisas na cabeça. Logo encontrei um bilhete anexado ao computador (lugar q a Mi sabe q eu venho direto sempre) e dizia q ela tinha ido ao encontro da pediatra para buscar a receita médica de um remédio pra Brunna e q era pra eu ligar no celular dela. Ufaaa... de repente me senti aliviada. Depois fiquei sabendo que a Pediatra já estava em casa e voltou pro consultório às 19:30h só para receitar o remédio pra Brunna e poder explicar tudo. Imaginem isso! Ela já estava descansando em sua casa, era noite, o consultório fechado. Foi até lá pq se preocupa com a Brunna, pq quer poder ajudar, pq é uma profissional de verdade. Um amor essa pediatra! Estou encantada com a atenção e dedicação dela pela Brunna. Ontem mesmo (segunda) qdo levamos a Brunna para que ela a examinasse não quis nem cobrar a consulta. Isso ainda existe!
Hoje pela manhã meu irmão havia cogitado a possibilidade da Brunna estar com dengue e eu desde domingo falava pra Mi q a minha intuição dizia q era uma infecção urinária, pois no exame clínico nada de anormal aparecia. Mas tinhamos q esperar e essa espera parece q se arrasta.
A pediatra conseguiu por telefone o resultado de um dos exames e agora finalmente descobrimos do que se trata a febre da pequena: infecção urinária. E alguém ainda duvida que mãe não se engana??? Pura intuição mesmo, pois ela não mostra onde dói, não fala o q sente e ñ apresenta sintomas a não ser febre. A única coisa q notei foi q o cheiro do seu xixi está mais forte, mas tb no dia nem relacionei isso com febre.
Além disso, está com anemia, pois não come quase nada... e vamos investigar desde qdo ela está com essa infecção urinária, pois pode ter aparecido silenciosamente muito antes de começar a apresentar febre (espero q não!). Agora ela entrou com antibiótico e amanhã de tardezinha a pediatra vai ligar na Unimed pra pegar o resultado do outro exame de urina q vai dizer qual a bactéria para tratarmos com mais acerto. Só q como a Brunna está com febre alta há muitos dias, ela preferiu já entrar com um antibiótico para a infecção mais comum q existe (até confirmarmos qual bactéria causou isso). O problema é q o antibiótico leva 3 dias pra começar a fazer efeito, então lá se vão mais 3 dias de febre. Ela tb receitou Ultrafer (ferro) para a anemia, mas só para qdo terminar os 10 dias de antibiótico, pois ele não deixa absorver o ferro. E ela pediu para darmos um tempo agora, deixarmos a Brunna desestressar de tudo q viveu, melhorar da dor e febre, para então fazermos uma ecografia para analisar se a infecção não atingiu os rins. Qdo terminar o remédio tb terá q repetir o exame de urina para vermos se curou totalmente a infecção. Agora é rezar para tudo dar certo!

8 comentários:

Maíra disse...

Nossa, Ká, mas que barra tudo isso, viu?! Tadinha da Bru!
Mas tenta ficar tranquila agora, infecção urinária é tranquilo de tratar e logo logo ela vai estar ótima! Tenta fazer ela beber bastante líquido, porque quanto mais ela urinar, mais rápido se cura da infecção.

Menina, eu arrepiei ao ler a saga da Brunna pra tirar sangue! Sabe que eu passo correndo da área de pediatria por causa disso, né? É muito difícil puncionar veia de criança, Deus me livre, não tenho coragem, não! Agora esse saquinho de colher urina é tranquilo, eu já coloquei num bebê uma vez... vc fez certo levando ela no banheiro, geralmente funciona.

Mas que bom que pelo menos descobriram a causa da febre! Agora vai dar tudo certo.

Beijos em vcs e melhoras pra Bru!

Aline Paliga disse...

Primeiro, lendo imaginando isso com a Bê, imagino a angústia de vcs...a Bê nunca tirou sangue nem fez exame de urina, mas só imaginar isso tudo me deixa nervosa...parece q estamos as traindo né? Levando pra ser judiadas...elas não entendem q é necessário e o choro pedindo ajuda e não podemos tirá-las de lá é de cortar o coração...tadinha da Bru...e nossa, to boba com essa pediatra!!!Não troca nunca mais!!!Muito maravilhosa! Vcs merecem depois de tanta procura...tanto profissional sem noção....agora acharam alguém legal! Beleza! E de ser infeccão urinária, bom saber se muda o cheirinho do xixi! Brigada amiga, se mudar o da Bê já vou ficar antenada...mas vamos ficar na torcida pra ela se recuperar rapidinho...talvez aquelas noites mal dormidas de antes chorando era isso...tadinha!!!Ela já estava com dorzinha, mas nao estava com febre...

Anne Martins disse...

Que chato tudo isso neh, tadinha da Brunna... É bastante traumatizante mesmo essa rotina de exames pra uma criança pequena que ainda não entende o que está acontecendo, mas tenho ctz q com todo o amor e carinho que vcs tem por ela, ela vai superar isso rapidinho =)

Que bom que descobriram a causa da febre dela, agora é só fazer o tratamento direitinho que logo logo ela vai estar boa!

Beijinhus

Fabi disse...

Vcs são umas fofas, por isso que Deus coloca pessoas fofas no caminho de vcs!
Não sei se lembra, mas o João tb teve infecção urinária. Preocupa, dá dó, mas logo vai passar e ela vai voltar a aprontar pra cima de vcs!
Beijos e fiquem com Deus,
Fabi
http://depoisqueeudescobri.wordpress.com/

Mariah e suas duas mães disse...

caramba amiga... ficamos angustiadas lendo seu post. Quando somos mães, preferimos transferir o sofrimento pra gente do que ver nossas pequenas nesta confusão né?
Fico feliz por terem achado 1 pediatra tão boa, vcs mereciam depois de tanta busca.
bjs de nós 3 e melhoras pra Bru

Anônimo disse...

Olha, desculpe-me comentar, mas seria interessante ver como ( o jeito de limpá-la, entende?) e quantas vezes trocam as fraudinhas dela na creche. Além disso, como estão limpando-a nas trocas das fraudas ( de trás para frente, ou de frente para trás? Isso é importante). Não é comum uma criança super bem cuidada ter infecção urinária. E como mencionaram que outras crianças tiveram febre na escola, talvez seria bom averiguar os procedimentos das cuidadoras. Um outro fator para se pensar é se ela está tomando bastante líquido lá, haja vista o aumento da temperatura neste verão.
Saúde pra pequena e coragem para as mamães! Deus as proteja de todo mal!

Kika Lima disse...

Oula li seu post, e cara me deu um dó muito grande da pequena de vcs oh, tipo eu tenho 22 anos e fico aguniada quando vou tirar sangue imagino como ela ficou mas felizmente criança supera as coisas rapido e com mães como vcs ela vai tirar de letra, Manda um abração meu se possivel pra ela e um abração pra vcs tbm a bru tem otimas mães.

Chris disse...

Confesso que nem li o post inteiro pois estou traumatizada com estas coisas... mas fizeram exame de sangue na veia?! Por que nao fizeram no dedinho? Ainda é um trauma, mas bem menor...
TOmara que ela já esteja melhor... Beijos!